Este ano deverá poder abrir contas bancárias totalmente à distância

7 Jun 2017
voltar atrás

7 Junho 2017

Telemóvel

Telemóvel


O Banco de Portugal está a trabalhar na certificação de abertura de contas bancárias através de canais digitais, para que seja possível abrir uma conta totalmente à distância, uma possibilidade reivindicada pelos bancos que operam em Portugal.
De acordo com fontes do setor, o Banco de Portugal está a trabalhar com as associações do setor na certificação dos mecanismos confirmatórios da identidade do cliente bancário para que os bancos passem a facilitar a abertura de conta por canais digitais. Em causa está a assinatura eletrónica, a utilização de dados biométricos e a videoconferência para identificação e autenticação digital. A certificação destes mecanismos serve para garantir que o cliente em causa é efetivamente quem diz ser, inclusivamente prevenir o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.
No Relatório de Supervisão Comportamental, divulgado em maio, o Banco de Portugal dá conta dos resultados de um inquérito aos bancos sobre este tema, no qual estes referem precisamente que querem oferecer cada vez mais serviços por meios digitais e indicam que ainda há processos que não podem acontecer desse modo por impedimentos regulamentares. Em específico, os bancos esperam uma evolução “muito significativa na digitalização da abertura de conta”.
Atualmente, já são cada vez mais as instituições que permitem subscrever produtos ou serviços bancários por meio ‘online’ (através do portal do banco na Internet) ou ‘mobile’ (através de uma aplicação ou ‘app’), mas ainda não é possível a um cliente abrir uma conta totalmente distância.
TH 2017

Imprimir artigo | E-mail

Link para esta publicação:



Voltar ao topo