Feira de Maio começa hoje

25 May 2017
voltar atrás

25 Maio 2017

Feira de Maio de Azambuja

Feira de Maio de Azambuja


A Centenária Feira de Maio – a mais castiça do Ribatejo – está de regresso à vila de Azambuja, entre 25 e 29 de maio de 2017.
Durante cinco dias, Azambuja é palco da festa brava e aficion, de atividades equestres e taurinas, animação popular e convívio.
A Abertura Oficial da Centenária Feira de Maio, com a colaboração da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, Campinos e elementos das Tertúlias, acontece na Praça do Município, às 17h00. A largada de toiros, ponto alto transversal aos cinco dias de festa, dá-se pelas 19h00. A finalizar o primeiro dia de festa, há uma Mesa da Tortura, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, pelas 01h30.
Amanhã, dia 26, celebra-se a “Noite da Sardinha Assada”, considerada o momento mais alto da festa, com o cortejo de campinos com o gado pelas ruas da Vila à luz de archotes, seguido da habitual largada de toiros. A partir da meia-noite acontece a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho nos Largos do Rossio, da Fonte de Santo António, de Palmela, dos Pescadores e também na Praça do Município.
Sábado o dia é dedicado ao cavalo, com provas equestres. A largada de toiros do dia acontece às 18h30.
Na manhã de domingo, Dia do Campino, vive-se o momento mais solene, a tradicional Homenagem ao Campino, na Praça do Município, pelas 09h30. Depois, segue-se mais uma entrada de toiros. Acontece ainda no domingo a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas 18h30, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.
Na última manhã da feira, segunda-feira, dia 29, assinala-se o Dia da Criança com a atividade “Feira na Vila”. A última oportunidade para apreciar os toiros nas ruas começa a partir das 18h30. Um espetáculo de fogo-de-artifício encerrará, pelas 24h00, mais uma edição da Feira de Maio.
A animação musical da festa, além das bandas itinerantes, dos arraiais e do Fado Vadio, está a cargo do grupo “Lucky Duckies, na quinta-feira, “David Antunes & The Midnight Band”, na sexta, e dos Amor Electro, no sábado.
A Feira de Maio apresenta ainda, no Campo da Feira, a “Praça das Freguesias”, que dá a conhecer a gastronomia regional e a animação artística mais típica das Freguesias do Concelho. No mesmo recinto estará, também, o pavilhão das Actividades Económicas e do Artesanato “Artes e Ofícios”.
Estão assim reunidos todos os elementos que fazem da Feira de Maio de Azambuja um dos mais importantes acontecimentos culturais do Concelho e da região do Ribatejo.
TH 2017

Imprimir artigo | E-mail

Link para esta publicação:



Voltar ao topo